segunda-feira, 21 de abril de 2014

Acelere o seu metabolismo e queime gorduras

O que afeta o metabolismo?


   O que você acha que tem o maior impacto no seu metabolismo? Níveis de atividade física? Sua tireóide? Sua idade? NADA DISSO! Os níveis de atvidade física, a função da tireóide e a idade afetam realmente seu metabolismo, mas não tanto assim.

   Aqui está a resposta: O que mais afeta o metabolismo é o tecido muscular! Quanto mais músculos você tiver, mais calorias você vai queimar, independente do seu nível de atividade , da sua idade, etc. Os músculos são tecido vico e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24h por dia - TODOS OS DIAS!



Aqui estão 8 fatores que afetam o metabolismo, em ordem de importância:


(1) Tecido muscular (você sabe porque ele é o n°1 da lista)

(2) Frequência das refeições (quanto mais tempo você dá entre as refeições, mais seu metabolismo diminui pra conservar energia)

(3) Nível de atividade física (é importante, mas não faz nenhuma diferença se você não compatibiliza a sua alimentação com o seu gasto calórico)

(4) Escolha os alimentos (por ex. dietas baixas demais em gordura tendem a resultar em baixa produção hormonal o que leva a diminuição do metabolismo)

(5) Hidratação (mais de 70% das funções do corpo acontecem na presença de água. A falta de água. A falta de água faz com que seu metabolismo pise no freio)

(6) Genética (algumas pessoas tem um metabolismo naturalmente mais alto do que outras. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo)

(7) Produção e função dos hormônios (é muito pouco provável que você tenha uma tireóide  "preguiçosa". Antes de culpá-la, primeiro estabilize o nível de açúcar no sangue [taxa de glicose] e comece progressivamente a praticar exercícios 2-3 vezes por semana)

(8) Estresse (o estresse também pode diminuir o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas)

Porque o metabolismo diminui?


   Quantas vezes você ouviualguém dizer "asim que você chegar aos 30 o seu metabolismo vai diminuir"? Talvez você até mesmo já tenha dito isso. Esse é um bom exemplo de idéias que por serem muito repetidas, acabam sendo encaradas como uma verdade absoluta, MAS NÃO É!

   Pesquisas indicam que o metabolismo não diminui significativamente de acordo com a idade e sim de acordo com a falta de músculos. E você não perde músculos de uma hora para outra só por ficar mais velho, e sim por causa de uma atividade física que cause um estresse positivo nos músculos fazendo que eles se mantenham ou se desenvolvam.

Essas são as duas causas que fazem com que seu metabolismo diminua:


Perda de tecido muscular
Diminuição do nível de atividade à medida que se fica mais velho.
Você pode perder tecido muscular devido a falta de atividade física específica para esse fim (musculação) ou por não fazer uma alimentação adequada e disciplinada. QUando você pula refeições ficando muito tempo sem comer, o seu corpo vai obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (esse processo é bem conhecido como catabolismo).

Logo passamos a entender a regra:

MENOS MÚSCULOS = METABOLISMO MAIS LENTO = MAIOR ACÚMULO DE GORDURA.


Bom, por enquanto é isso galera... 


Abraços!

Equipe Super Série Fit

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O uso das dietas

E Aí Galera!!!

   Bom, achamos muito importante embasar no uso de dietas para termos condições práticas de realizar nossas atividades físicas, porque a dieta será o principal recurso utilizado para atingirmos resultados satisfatórios em nossos treinos.

Existem vários tipos de dietas....

Dieta Proteica, que visa dar ênfase na ingestão de proteínas para que a gordura do nosso organismo passe a ser utilizada como recurso principal de energia corporal, também conhecida como Dukan ou Cetogênica; 

Dieta do PH, que foca na ingestão de alimentos mais alcalinos (vegetais de raiz, folhas verdes, alho, limões) para equilibrar o organismo e assim, eliminar a gordura visceral, garantir o fortalecimento dos ossos e músculos e blindar o organismo de algumas doenças; 

Dieta Glúten Free, que visa cortar completamente do cardápio alimentos que possuam essa substancia e assim fazer com que o organismo volte a entender que o glúten é responsável por processos inflamatórios do intestino e assim passar a excretá-lo através das fezes (vide lista de alimentos que contém ou não glúten). 

Enfim, com o tempo falaremos mais a fundo de cada uma delas e vamos tocar bastante no ponto "DIETA....SIM DIETA", para que você atinja seus objetivos conciliados a sua rotina de treinamento.



   Uma das abas que gostaríamos de abrir nesse momento é a dos sucos detox, nele existem várias opções pra você não cair na rotina e acabar achando que está bebendo "mato". 




Existem receitas deliciosas e eficazes pra você preparar. Vejamos algumas: 



Suco Verde com Gengíbre

Suco Verde com Gengibre 

A couve é a base desta receita de suco verde que, além de ajudar a detonar a gordura extra, refresca e faz bem a saúde.
A couve é anti-inflamatória, cicatrizante, que ajuda a fixar o cálcio e é ótima no combate à celulite.
O toque do sabor é o gengibre, especiaria ardente que é considerada um alimento termogênico, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo e eliminar as calorias. 

Ingredientes: 
2 laranjas. 
3 folhas de couve.
1 gengibre.
1 litro de água.

Preparo:
Descasque as laranjas.
Corte-as em pedaços e retire as sementes.
Coloque no liquidificador.
Junte as folhas de couve bem lavadas e com o talo.
Acrescente um pedacinho de gengibre.
Complete com o litro de água.

Bata tudo. Depois, coe, acrescente adoçante  a seu gosto e sirva com muito gelo!

Detox Água de Coco

Suco Detox Água de Coco
Além de dar sabor especial às bebidas, a água de coco é considerada um isotônico natural, por ser rica em sais minerais, como sódio e potássio.

Ingredientes:
2 folhas de couve.
1 colher de sopa de suco de gengibre.
2 colheres de sopa de suco de limão.
3 gotas de pimenta tabasco.
300 ml de água de coco.

Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador.
Junte o suco de limão e as gotinhas de pimenta.
Bata, adoce a gosto e sirva gelado!

Detox Goji Berry

Feito com limão, Goji berry, erva doce, cenoura, champignon e pimentão, o preparo desses ingredientes é fácil de fazer.
O limão ajuda a dissolver gorduras.
Com poucas calorias, o champignon contribui na perda de peso, aumentando a saciedade e fazendo você comer menos.
Suco Detox Goji Berry
Já a erva-doce tem ótimo efeito digestivo e ainda reduz a vontade de comer doce.
E a Goji berry, outro segredo desse suco, é um poderoso antioxidante, que rejuvenesce e combate os efeitos nocivos do Sol na pele.
Por fim, a cenoura e o pimentão são antioxidantes poderosos.
Juntos, estimulam o sistema imunológico, combatem a fadiga e o envelhecimento precoce.

Precisaremos de centrífuga e liquidificador para esta receita.

Ingredientes:
200 ml de suco de cenoura (passada na centrífuga).
200 ml de suco de pimentão (passado na centrífuga).
2 Colheres de chá de goji berry.
50 ml de suco de erva-doce (passada na centrífuga).
100 ml de suco de limão.
50 ml de champignons frescos (passados na centrífuga).

Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador.
Junte o suco de limão, o de erva-doce e o chá de goji berry.
Bata e sirva gelado! 


Bom é isso galera.
Um abraço.

Equipe Super Série Fit

domingo, 6 de abril de 2014

INTRODUÇÃO AO EXERCÍCIO

Qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. Esta é a definição do termo: ATIVIDADE FÍSICA.

   Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição esportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".

No dia 6 de abril a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Atividade Física.


BENEFÍCIOS

   Atividade física em geral regular, controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes.
Atividade física adaptada por vezes, torna-se necessária aos sujeitos que apresentem algumas contraindicações médicas ou dificuldades físicas momentâneas/definitivas, o profissional da educação física deverá ser capaz de criar ao paciente atividade física adaptada sem prejudicar a saúde do paciente, melhorando-a.
Atividade física de recuperação é usada como um meio de melhorar as condições físicas de um sujeito momentaneamente debilitado, sendo tratada pelos profissionais da fisioterapia e educação física.
Tendo em vista uma esquematização, classificamos as atividades em:

Exercício aeróbico - Caminhada, corrida, natação e etc...

Exercício anaeróbico - musculação, lutas, Saltos e etc...


   A atividade física quando é feita de forma continua e programada resulta no ganho de força física, incremento da capacidade cardiorrespiratória, da flexibilidade entre outros fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo no que diz respeito a performance humana.

Um abraço,

Equipe Super Série Fit

quinta-feira, 3 de abril de 2014

DIRETO AO PONTO

E aí galera!!! 



   Bom, gostaríamos de dizer antes de mais nada que não somos profissionais em educação física, educadores físicos, preparadores físico, entre outros físicos que encontramos por aí....rsrs...

Somos uma equipe que encontra-se em busca de alcançar - com saúde e muita informação é claro - um "shape" bacana e compartilhar com todos, nossas experiências no universo da musculação sejam elas, positivas e até negativas. Reconhecemos que profissionais que tiveram acompanhamento pedagógico estão em termos de "canudo" mais bem preparados do que nós, mas há também de se convir que hoje o acesso a informação está nas mãos de qualquer um. Hoje podemos ter certeza do que dizemos, não menosprezando nenhum profissional. Pois temos a experiência na prática e somente estamos repassando o conhecimento que o dia a dia, de quem busca uma vida saudável, proporciona.

Enfim, ouvir de mestres do ramo, não que tenham concluído graduação de mestrado, que tem mais de 35 anos de bagagem nos isquiotibiais, campeonatos nos dorsais, e Muita, mas muita carga em seus deltóides, dizerem que temos a informação em nossas mãos seja ela de profissionais ou não para tirarmos as nossas próprias conclusões, posso dizer que somos só mais um querendo aprender e passar nossa vivência. Lemos e pesquisamos bastante e acreditamos que podemos sim passar nossa visão e contribuir para quem quer que seja começar a treinar e se livrar do sedentarismo. Cuidar da saúde é bom, gostoso e gratificante. 

Estamos aqui para fazer você alcançar o SEU MELHOR!!!

Dá pra sentir prazer de várias formas e reconhecer isso é o primeiro passo para você sair da inércia e ir atrás de seus objetivos.

Um abraço!

Equipe Super Série Fit